segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Quebrando o gelo

-As estrelas estão mortas, disse o profeta

-As estrelas estão mortas, repetiram os fiéis

Fez-se o desespero, o juízo final havia chegado aos fiéis

Então fez-se o silêncio das preces angustiadas, a desesperança ergueu-se

Porém um homem levantou na multidão

-Como podemos dizer que as estrelas morreram se o céu está apenas nublado?

E o profeta torna-se imponente ao homem, acudido pela multidão

-E o que tu sabes da vida? És apenas um tolo, não tens fé?

Humildemente, o olhar do tolo encontra-se com o do profeta e lhe diz

-Tenho fé sim, meu senhor. Sei de todas suas predições e de sua veracidade, mas minha fé não está em sua palavra, mas a meu guia. Palavras vêm e vão, causam impacto na gente, mas não condizem com a realidade. É tua a prepotência de que tuas palavras irão matar as estrelas.

Dito isso fez-se outro silêncio, um silêncio desconfortável, e aos poucos ouviu-se murmúrios que logo tornaram-se grandes vaias da multidão, o rebanho de cordeiros estava exposto e agitado, guiado pelo pastor profeta.

-Tu não passas de um tolo sem fé! Abandona aqui sua descrença ou se vá!

Dito isso, o profeta encarou colérico o homem tolo esperando que ele se curvasse, mas para a surpresa de todos, o homem tolo apenas virou-se de costas e partiu.

O homem tolo apenas disse uma palavra para o rebanho e seu pastor: Caminhe

________

Tolo é todo aquele que não segue a crença do senso comum sem questionar, tolo é aquele que não segue o rebanho, tolo é aquele que não funciona racionalmente.

Sejamos então tolos, mas não no sentido de ignorantes e de sempre estar contra, e sim no sentido dos taoístas. Que não permitamos cristalizar crenças de como o mundo é ou criar muralhas de conhecimento em torno de nós. O mundo muda, você muda, os outros mudam, a única constância no universo pelo que parece é a própria mudança. Logo viver num sistemas de crenças não nos prepara para a vida, pois as crenças são tecnologias do modo racional de agir, elas são pontuais, elas são especialistas, ela não permitem nem ver nem sentir a integridade do mundo, apenas um esquema dele. A razão é utilíssima à vida, enquanto serva dela, mas quando a razão torna-se a senhora, torna a vida um ato funcional e perde-se todo o encanto, toda a poesia nela. A razão por si só é limitante, e muitas vezes na vida, não há tempo pra racionalizar os fatos, e temos um outro modo de agir, um modo irracional, mais voltado ao sentimento e a unidade perceptiva, as respostas são mais imediatas e globais, não perde tempo com o processo por etapas, é uma resposta intuitiva, mas que muitas vezes é desconsiderada por não fazer sentido em nossa sociedade de máquinas, racional, onde até os afetos estão tecnologizados.

Apenas porque nós fomos condicionados a colocar um iceberg em nossa intuição não quer dizer que estamos fadados a viver com esse bloqueio em nossas vidas, mudemos isso, nos tornemos numa metamorfose ambulante, sempre renovando nossos valores até o dia que a vida acontecerá por si só, não necessitando de nossos racionalismos para se dirigir. Livre por si só.

Basta fazer como o tolo faz, caminhe.

Nenhum comentário: